sábado, 22 de novembro de 2008

ALEIÇÕES NORTE-AMERICANA 2008 (A MUDANÇA DA FILOSOFIA)

A vitória do democrata Barak Obama á presidencia dos Estados Unidos para muitos negros é vista como a conquista de uma raça. Ao olhar para um negro no cargo mais alto de um país ou do muito, cada negro se ver refletido neste cargo, seja nos Estados Unidos, seja em qualquer parte deste planeta. Mais uma vez a esperança venceu o medo! Agora a coisa vai mudar (pensa cada um) - chegou a nossa vez!... São tantos pensamentos: alegria, esperança, justiça e idealizações. Tudo se confunde em meio á conquista.
... Mais que uma conquista é uma consolidação! Pois não podemos de maneira nenhuma iguinorá os feitos dos antepassados. Isso sem contar até as últimas que antecederam tão vitória, como exemplos temos: Jesse Owens, Pelé, José do Patrocinio e Nilo Pessanha, o primeiro negro a entrar na marinha norte-americana Carl Brashere, Martin Luther King, Malcon X, Steve Biko e Nelson Mandela o primeiro presidente negro a derrubar o apartheid na África do Sul e muitos outros, isso sem contar com as primeiras mulheres negras a derrubarem barreiras, não só nos Estados Unidos como também em qualquer outra parte onde o preconceito imperava. Mulheres como: Anastácia, clementina de Jésus, Benedita da Silva até chegar em Condolissa Rais e no mundo dos esportes, o primeiro clube a admitir negros foi o Vasco da Gama que por causa dessa ação chegou a ser excluido da divisão de elite do futebol carioca.
Olhando para atrás quem imaginaria que um dia um analfabeto iria oculpar o cargo mais de um país ou que uma mulher iria ser presidenta num país muçulmano ou até mesmo que numa das maiores potências do mundo (Alemanha) uma mulher seria n 1. E para suspresa maior, a maior potência ja teve um presidente com deficiencia física. Com muito orgulho tenho o pazer de lembrar que o Brasil já teve um presidente negro.
Diante de tudo isso a filosofia sofre uma das mais seguinificativa mudança. O que enriquece os conceitos. É a justica sendo feita.
Que Deus nos abençoi!
TONINHO BASTOS